terça-feira, 26 de outubro de 2010

Tecnologia no cotidiano

Hoje eu vou apresentar um trabalho na UFRN, na matéria de Midias Socias, sobre a tecnologia no cotidiano das pessoas...

Ai eu escrevi esse pequeno texto, que seria mais um contexto antes de apresentar de fato o trabalho. Vou colocá-lo aqui pra vocês lerem e se quiserem falar se está bom ou ruim! ;)

 
Desde a Terceira Revolução Industrial, Revolução Tecnológica como é conhecida, as tecnologias, principalmente as de ponta, vêm se atualizando rapidamente no mundo inteiro, o que nos leva a utilizá-la freqüentemente em nosso cotidiano.
Aonde formos não estaremos livres, direta ou indiretamente, da tecnologia. Em casa, no trabalho, no carro, no banco, no supermercado, na farmácia, na academia... Portanto é inevitável usarmos a tecnologia. Já virou parte do nosso cotidiano.
Celulares, carros e computadores são os que mais percebemos como a tecnologia avança em galopes cavalares. Em cerca de três meses o celular que era considerado de “ponta” está obsoleto, pois as empresas lançam um modelo mais moderno. E o celular não é mais aquela ferramenta que foi criada para ligar, essa função é uma das que menos importam na hora da compra atualmente. O celular para sem considerado bom, tem que ter acesso a internet e a todas as redes sociais, tem que tocar músicas em mp3, enviar e receber fotos, ter câmera integrada, mandar mensagens, enviar e receber e-mails e não muito importante, fazer e receber chamadas.
Do mesmo jeito são os carros. Um carro em cerca de seis meses já se torna antigo, pois um modelo novo é lançado com mais tecnologia do que o anterior. Som mp3, Bluetooth, GPS, travas e vidros elétricos, sensor de água nos pára-brisas, sensor de estacionamento, tração nas quatro rodas, mais lugares para a família inteira viajar no carro e por aí vai, dependendo do modelo e categoria de cada carro. E os computadores caminham na mesma linha.
Portanto a tecnologia está presente no nosso cotidiano, mesmo sem percebermos e a tendência é que fique mais presente e que abranja uma população maior do que já atinge. Claro que a tecnologia tem suas desvantagens, mas comparadas com as vantagens, estas são pequenas, mas não a ponto de serem ignoradas. O interessante seria se utilizássemos a tecnologia de uma maneira sustentável e não obsoleta como é atualmente.

Um comentário:

  1. Anônimo30.12.10

    linda e inteligente, ah se eu fosse gente. ih, rimou! eu sou um rimador!

    ResponderExcluir